quarta-feira, janeiro 1, 2025
InícioBrasilSuplementos adulterados: entenda o risco para a saúde

Suplementos adulterados: entenda o risco para a saúde

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação.

Nutróloga Gisele Werneck aponta os danos que a suplementação alterada pode causar e quais são os principais cuidados ao buscar a melhora na performance

A busca por um físico perfeito e pelo melhor desempenho nos exercícios físicos são fatores que impulsionam a compra de  suplementos alimentares no Brasil. No entanto, médicos alertam que é necessário sempre se manter atento a qualidade e procedência desses suplementos, já que alterações nos ingredientes acontecem com frequência. Segundo dados coletados pela Anvisa, 48% dos suplementos coletados para fiscalização apresentavam algum tipo de irregularidade.

De acordo com Gisele Werneck, médica nutróloga especialista em emagrecimento e performance, muitas pessoas procuram resultados rápidos e desejam gastar pouco durante o processo de emagrecimento ou ganho de massa, o que pode levar a compra de suplementos em sites que não são confiáveis e que vendem os produtos por um preço abaixo do que o esperado. “A utilização dos suplementos adulterados pode não apenas causar frustrações, já que o produto não auxiliará na chegada aos objetivos da maneira esperada, mas também trazer impactos mais graves à saúde do consumidor”, alerta a especialista.

Risco de reações adversas é uma possibilidade

A profissional aponta que os suplementos adulterados podem conter ingredientes tóxicos em sua composição, como metais pesados. Esses elementos, se consumidos diariamente, são danosos para o corpo, causando problemas diversos, como irritações gastrointestinais, reações alérgicas e danos ao fígado e rins. “A pessoa procura uma melhora no desempenho físico e acaba prejudicando a saúde, já que os danos podem ser irreversíveis e piorar a qualidade de vida daquele indivíduo”, Gisele afirma.

Além dos metais pesados, os suplementos adulterados também podem ter ingredientes não aprovados pela Anvisa, como estimulantes, anabolizantes e esteróides. Essas substâncias, ressalta a nutróloga,  também podem gerar danos à saúde, principalmente se combinadas a outros medicamentos que a pessoa já toma regularmente. “Entre os possíveis prejuízos estão o aumento da pressão arterial e até mesmo danos psicológicos”, completa.

LEIA TAMBÉM  CAIXA inicia o pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS terminado em 1

A médica ainda aponta a importância do acompanhamento profissional para evitar enganos na hora de comprar suplementos e não correr riscos em relação à saúde. “Um bom médico para direcionamento nesse momento é fundamental. O profissional será capaz de indicar quais são as marcas confiáveis e onde comprar. Além disso, ele também poderá ajustar as dosagens para cada caso específico, o que é central na hora de obter resultados”, destaca.

Fonte: Dra Gisele Werneck – Médica Nutróloga, especialista em bem-estar, beleza e performance humana.

 

 

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram e agora temos grupo no Whatsapp.  
MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NEWS

Publicidade