sexta-feira, abril 4, 2025
InícioMundoSíria: Conclusão das Operações Militares Contra Apoiadores de Bashar al-Assad Deixa Mais...

Síria: Conclusão das Operações Militares Contra Apoiadores de Bashar al-Assad Deixa Mais de 1.300 Mortos

Conflitos entre Assad e novos governantes sírios resultam em milhares de vítimas civis e deixam o país em crise.

Em 10 de março de 2025, o Ministério da Defesa da Síria anunciou a conclusão das operações militares contra os últimos focos de apoio ao ex-ditador Bashar al-Assad. A ofensiva ocorreu principalmente nas províncias de Latakia e Tartus, regiões que têm uma forte presença da minoria alauíta, a qual Assad representa. Apesar do governo interino ter afirmado que conseguiu restaurar a ordem nas áreas mais afetadas, a violência foi devastadora.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, os confrontos entre os leais a Assad e as forças do novo regime islamista já resultaram em mais de 1.300 mortos, a maioria civis. Esses números são um reflexo do cenário caótico que ainda domina o país, com batalhas acontecendo perto de cidades importantes e envolvendo milhares de civis inocentes.

Foto: IRNA

O presidente interino, Ahmad al-Sharaa, tentou reforçar a ideia de que a Síria não permitirá que os apoiadores de Assad, com apoio de forças externas, levem o país de volta a um conflito civil. Para dar um passo na reconciliação, ele anunciou a criação de uma comissão independente para investigar os massacres de civis durante a operação militar.

A situação, porém, levanta sérias preocupações sobre a estabilidade do país e a segurança das minorias, como os curdos e outras comunidades que vivem no território sírio. A ONU e outras organizações internacionais já condenaram as mortes de civis, pedindo urgência em interromper a violência.

Com mais de 1.000 vidas perdidas, a Síria se encontra em uma encruzilhada delicada, onde a reconciliação e a reconstrução parecem distantes, e as feridas do passado seguem abertas.

Não deixe de curtir e seguir nossa página no Facebook e também no Instagram. Agora temos grupo de notícias no Whatsapp.
📢 Este conteúdo pode ser republicado desde que seja citada a fonte original com link: Ponto Real News. Respeite o jornalismo independente!
MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NEWS

Publicidade