O Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana sediou o Seminário Ferroviário organizado pela Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários (FNTF), com apoio da Federação Internacional dos Transportes (ITF) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT).
O evento que contou com a participação das maiores autoridades globais no Setor do Sindicalismo ferroviário mundial, teve a presença do Presidente Global da Seção Ferroviária da ITF, David Gobé, e do Vice-Presidente Global da ITF, Juio Sosa, que junto com o Presidente da Federação Nacional dos Ferroviários, Francisco Aparecido Felicio, e do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, Valdir Pestana, destacaram a importância e responsabilidade dos Sindicatos na representação dos ferroviários. O evento aconteceu na colônia de férias Chico Amaro – em Itanhaém, cidade do litoral paulista – e contou com palestras e debates sobre a importância do trabalho ferroviário no cenário nacional.
“Esse tipo de ação é muito importante para fortalecermos ainda mais nosso trabalho. Conseguimos, durante o Seminário Ferroviário, tratar sobre diversos temas relacionados à nossa atividade e sobre como podemos atender melhor nossos associados”, explica o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, organizadora do evento, Francisco Aparecido Felicio.
O Seminário teve sete painéis, abrangendo temas como: a história do movimento sindical; privatização e terceirização; sindicalismo responsável; automação; e condições climáticas. Participaram do encontro os sindicatos dos Ferroviários do Ceará, do Rio Grande do Sul, do Paraná-Santa Catarina, do Rio de Janeiro, de São Paulo, da Zona Mogiana, da Paulista e da Zona Araraquarense.
O presidente e vice-presidente da Seção Ferroviária Global da ITF, acompanhados pelos representantes dos Sindicatos Ferroviários, da FNTF e CNTT, estiveram na sede da ViaMobilidade, operadora das Linhas 08 e 09, para conhecer o Centro de Controle Operacional, para intercâmbio de informações, condições de trabalho e tecnologia de segurança para a circulação de trens e de funcionários e passageiros.
“Esse tipo de evento é muito importante para reforçar nosso papel enquanto sindicalistas, podemos compreender como ajudar ainda mais a nossa classe ao mesmo tempo em que debatemos os pontos centrais para a manutenção do respeito ao trabalhador ferroviário que tem enfrentado diversos desafios ao longo dos últimos anos. Seguiremos na luta, com respeito e responsabilidade, sempre juntos, porque assim somos sempre mais fortes”, destacou José Claudinei Messias, presidente do Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana.
Descubra mais sobre Ponto Real News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
