quarta-feira, janeiro 1, 2025
InícioBrasilPoliticaSenadora Damares defende modelo das Forças de Segurança de Santa Catarina na...

Senadora Damares defende modelo das Forças de Segurança de Santa Catarina na busca por desaparecidos em outros estados

Índice de 98% na elucidação de desaparecimentos destaca o estado como referência nacional

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) defendeu a implementação do modelo utilizado pelas Forças de Segurança de Santa Catarina para a busca de pessoas desaparecidas em outros estados brasileiros. A declaração foi dada durante a visita da Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal à capital catarinense, Florianópolis, nesta segunda-feira (25).

A senadora tem percorrido vários estados como parte da avaliação da política de busca por pessoas desaparecidas, conduzida pelo Senado Federal. Santa Catarina foi o último estado visitado nesta série de análises.

“Segundo estatísticas, este é o estado que mais se destaca no desenvolvimento dessa política pública. Viemos entender o que torna esse modelo tão eficaz e queremos levar para os outros estados o case de sucesso de Santa Catarina na busca por pessoas desaparecidas”, declarou a senadora.

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Santa Catarina é referência nacional na solução de casos de desaparecimentos, com um índice de 98%. Em 2018, o estado chegou a alcançar 100% de resolução nos casos registrados.

A comitiva contou ainda com a participação do senador Jorge Seif e da deputada federal, Geovanna de Sá. Os encontros tiveram a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello; do delegado-chefe da Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas, Wanderley Redondo; do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa; do chefe do Estado-Maior Geral da PM, coronel Jailson Aurélio Franzen; além da equipe do Programa SOS Desaparecidos.

As avaliações realizadas comporão um documento elaborado pela comissão e integrarão o relatório final de 2024 sobre a implementação da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas (Lei nº 13.812, de 2019).

LEIA TAMBÉM  Partido Verde comemora aprovação do Mercado de Carbono no Brasil

Números elevados

O número de pessoas desaparecidas no Brasil tem variado anualmente. Em 2023, foram registrados 80.317 desaparecimentos no país, um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior. Já entre janeiro e agosto de 2024, foram contabilizados 45.670 casos, conforme dados do Anuário da Segurança Pública.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram e agora temos grupo no Whatsapp.  
MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NEWS

Publicidade