Noite de alegria e celebração para dar boas-vindas ao Festival Afrofuturismo Ano VI, o maior evento de futurismo, inovação e diversidade da América Latina e que esse ano trouxe o tema “Adinkras – O código fonte da liberdade”. A cerimônia de abertura realizada na Casa das Histórias de Salvador contou com a presença de autoridades e artistas na última quinta-feira (28). Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê e do Festival, abriu a cerimônia destacando a relevância e o crescimento do evento ao longo dos anos. Na ocasião, também foi realizada a primeira edição do Prêmio AYA, que homenageia personalidades que fortalecem e preservam o legado cultural afro-brasileiro.
PRÊMIO AYA
Dividido em três categorias (Griô, Artístico e Executivo Destaque), o prêmio é inspirado no símbolo Adinkra homônimo a ele, que representa independência, resiliência e perseverança. Este ano, os homenageados foram a embaixadora de Gana Abena Busia, que após sete anos no Brasil retorna para seu país, a atriz e apresentadora Regina Casé, o empreendedor Mário Nelson, o músico e instrumentista do Centro Histórico Tamoace Dantas (Sr. escurinho), a executiva e autora Grazi Mendes e Samantha Almeida, executiva da Rede Globo.
– Categoria Griô
Abena Busia
Tamoace Dantas (Sr. Escurinho)
Mário Nelson
– Categoria Artista
Regina Casé
– Categoria Executivo
Grazi Mendes
Samantha Almeida
Na categoria Artista, o Prêmio reconheceu Regina Casé, atriz e apresentadora, por sua trajetória no audiovisual e compromisso com a valorização da cultura negra. Em sua fala, Regina destacou a importância de integrar passado e futuro, afirmando que Salvador exemplifica essa conexão.
“Se ficarmos presos só à tradição, não conseguimos avançar; mas se deixarmos o passado para trás, também não chegaremos longe. Salvador, com sua ancestralidade presente em cada pedra, é prova de que essa integração é poderosa e necessária”, pontuou.
Outro destaque da noite foi a embaixadora Abena Búsia, que, ao ser reconhecida na categoria Griô, foi ovacionada de pé pelo público presente. Após sete anos como embaixadora de Gana no Brasil, Abena retorna ao seu país natal, deixando um legado significativo para as relações culturais e diplomáticas entre as duas nações.
Emocionada, Abena agradeceu o reconhecimento e reforçou a importância de iniciativas que conectam o passado ancestral com o futuro das diásporas africanas. A celebração foi uma das mais marcantes da noite, refletindo o impacto de sua trajetória e o respeito que ela inspira.
Outros homenageados incluíram Tamoase Dantas Costa, conhecido como Seu Escurinho, liderança cultural no Centro Histórico de Salvador; Grazi Mendes, futurista reconhecida pela MIPAD e autora do livro “Ancestrais do Futuro”, que será lançado nesta sexta-feira (29) durante programação do Festival Afrofuturismo, Mário Nelson Carvalho, pioneiro no afroempreendedorismo.
Após as homenagens, os premiados e participantes celebraram o início do Festival Afrofuturismo, que contou também com a presença de autoridades públicas, personalidades e apoiadores do evento.
Para Rogério Teixeira, gerente da Regional Salvador do Sebrae Bahia, correalizador do evento, “o festival é um movimento que traz para nós a força do empreendedor, muito conectado com o código-fonte. O empreendedorismo é liberdade, e aqui, nós, do Sebrae, apresentamos o empreendedorismo como o maior meio de liberdade para o nosso povo.” –
“Para a cidade é obrigação apoiar, mas é uma inspiração também. A gente já apoia há alguns anos e vai continuar apoiando e crescendo. O Festival Afrofuturismo e a Vale do Dendê inspiram muito a nossa cidade”, afirmou Pedro Tourinho, Secretário de Cultura Municipal.
O FESTIVAL AFROFUTURISMO
O Festival Afrofuturismo Ano VI segue até sábado (30), com uma programação rica e diversificada espalhada por espaços do Pelourinho. Entre as atividades estão painéis, exposições, apresentações artísticas e feiras de empreendedorismo criativo. O evento celebra o legado africano enquanto inspira novas perspectivas para o futuro.]
O Festival Afrofuturismo – Ano VI é realizado pelo Hub de Inovação Vale do Dendê, com correalização do SEBRAE e patrocínios da Prefeitura de Salvador via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e apoio financeiro da Unilever.