quinta-feira, julho 3, 2025
InícioAgronegócioPerdas na avicultura acontecem, principalmente, nos primeiros sete dias de vida

Perdas na avicultura acontecem, principalmente, nos primeiros sete dias de vida

Cuidados especiais têm impacto direto na produtividade e no bem-estar das granjas

A avicultura brasileira, atividade responsável por mais de 15 milhões de toneladas de carne de frangos em 2024, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), enfrenta muitos desafios sanitários, especialmente nos primeiros dias de vida das aves – o maior deles é a mortalidade precoce dos pintos. Estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostram que até 30% das perdas de produtividade acontecem na primeira semana de vida dos pintos de corte.

“Na primeira semana de vida as aves são mais vulneráveis a condições adversas e qualquer deficiência no manejo pode resultar em perdas”, explica Edgar Cattelan, consultor técnico da MCassab Nutrição e Saúde Animal. “Quando os cuidados certos são tomados logo nos primeiros dias, a chance de mortalidade diminui e o índice de desempenho das aves é superior.”

É preciso atenção especial da equipe de manejo das granjas quando as aves ficam juntas tentando se aquecer, parecem desidratadas (com olhos fundos e penas arrepiadas), comem pouco, ficam paradas demais ou piando excessivamente.

Para evitar esses problemas, o ideal é aquecer o aviário com pelo menos um dia de antecedência, para que as aves encontrem a temperatura certa assim que são alojadas. “O conforto térmico desde o início do ciclo faz diferença para que os pintos de corte se adaptem bem ao novo ambiente”, esclarece o consultor técnico. Os comedouros e bebedouros devem estar bem espalhados, para que as aves consigam comer e beber com facilidade. “Também é preciso ficar de olho na umidade e na ventilação do local, evitando correntes de ar”.

A demanda por carne de frangos aumenta ano após ano. Dessa forma, é responsabilidade dos vários agentes da cadeia produtiva de ter uma criação cada vez mais eficiente. E o cuidado deve começar no primeiro dia de vida. “É nos primeiros sete dias que se define o sucesso da produção de uma granja”, finaliza Edgar.

LEIA TAMBÉM  Preços do trigo e da soja recuam no sul do Brasil

Sobre a MCassab – O Grupo MCassab é uma organização familiar nacional, fundada em 1928, com administração profissional, que distribui ao mercado brasileiro e latino-americano. Com matriz em São Paulo (SP), a empresa está presente nas grandes capitais do Brasil, além de escritórios na Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, China e Índia. O negócio de Nutrição e Saúde Animal é um dos maiores do Brasil, atuando com especialidades e ingredientes para avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite, aquacultura e petfood. A Fider Pescados, que se dedica à criação e ao desenvolvimento de produtos a partir da tilápia. O negócio de Distribuição atende à área industrial com o fornecimento de matérias-primas para cosméticos, limpeza doméstica e institucional, farmacêutica, veterinária, química e agrícola. A NUTROR oferece pré-misturas customizadas ao mercado de alimentos, bebidas, suplementos e nutrição clínica. Mais informações: www.mcassab.com.br.


Descubra mais sobre Ponto Real News

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Não deixe de curtir e seguir nossa página no Facebook e também no Instagram. Agora temos grupo de notícias no Whatsapp.
📢 Este conteúdo pode ser republicado desde que seja citada a fonte original com link: Ponto Real News. Respeite o jornalismo independente!
MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NEWS

Publicidade