A Pandora Filmes anuncia o lançamento do filme “As Aventuras de Uma Francesa na Coréia” nos cinemas brasileiros. Esse é o mais recente filme do aclamado cineasta Hong Sang-soo, estrelado pela atriz Isabelle Huppert. O longa-metragem, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim, conquistou o Grande Prêmio do Júri, o Urso de Prata, destacando-se como um dos grandes longas da competição. O filme estreia nos cinemas no dia 10 de abril.
“As Aventuras de Uma Francesa na Coréia” é uma comédia sobre encontros improváveis e aulas de idiomas peculiares, marcando a terceira colaboração entre Hong Sang-soo e Isabelle Huppert, após In Another Country (2012) e Claire’s Camera (2017). No novo filme, Huppert interpreta Iris, uma mulher errante em Seul que, sem meios para sobreviver, se vê forçada a ensinar francês através de métodos inusitados. Ao longo do filme, encontros com diferentes personagens revelam as camadas de sua situação, introduzindo o espectador em uma trama repleta de mistérios.
O elenco é composto por um grupo de atores que já colaboraram com o diretor, incluindo Lee Hyeyoung, que interpreta uma aluna de Iris, e Kwon Haehyo, que interpreta o marido sedutor de uma das alunas de Iris. Com uma trama sobre significado, conexão e o conforto do makgeolli (uma bebida tradicional coreana), o filme consegue transparecer bem o encontro entre culturas e também reflete a colaboração singular entre Hong e Huppert, dois dos maiores nomes do cinema contemporâneo.
Peter Kelly, presidente do Cinema Guild, comentou sobre a obra: “Isabelle Huppert entrega uma performance sedutora e hilária. Sua Iris é uma personagem que somente Hong e Huppert, com seus talentos singulares, poderiam criar juntos.”
A produção foi filmada em Seul em um período de menos de duas semanas, com um orçamento reduzido, o que é típico no estilo de Hong, conhecido por seus filmes minimalistas e de micro orçamento.
Falando sobre o processo criativo, Isabelle Huppert revelou em entrevista que o encontro com Hong para esse projeto aconteceu de forma completamente acidental. “Nos encontramos por acaso em uma retrospectiva dos filmes de Hong na Cinemateca Francesa em março de 2023. Depois de uma conversa de uma hora, decidimos: ‘Por que não trabalhamos juntos de novo?'”, afirmou Huppert.
Sinopse
Uma francesa que costumava tocar flauta em um parque supera suas dificuldades financeiras ensinando francês a duas mulheres na Coreia do Sul. Ela encontra conforto deitando em pedras e recorre ao makgeolli — vinho de arroz típico da Coreia — para se sentir bem.
Ficha Técnica
Data de estreia: 10 de abril de 2025
País: Coréia do Sul
Direção: Hong Sang-soo
Gênero: Biografia e Drama
Elenco: Isabelle Huppert, Lee Hye-young, Kwon Hae-hyo, Cho Yun-hee, Ha Seong-guk e Kim Seung-yoon
Duração: 90 minutos
Roteiro: Hong Sang-soo
Direção de fotografia: Hong Sang-soo
Trilha sonora: Seo Yujin
Direção de arte: Hong Sang-soo
Edição: Hong Sang-soo
Direção de som: Hong Sang-soo
Produção: Kim Hyejeong
Produção executiva: Kim Minhee
Sobre a Pandora Filmes
A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano “O Homem que Vendeu Sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, e “A Felicidade das Pequenas Coisas”, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; “Apocalypse Now: Final Cut”, a obra-prima de Francis Ford Coppola; “Roda do Destino”, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; mais os brasileiros “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, e “Uma Família Feliz”, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica.
Descubra mais sobre Ponto Real News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
