quinta-feira, abril 3, 2025
InícioSaúdeDia da Mulher: Entenda por que mulheres são mais suscetíveis à osteoporose...

Dia da Mulher: Entenda por que mulheres são mais suscetíveis à osteoporose e como preveni-la

Um dos principais fatores de risco para osteoporose em mulheres é a menopausa, afirma o neuro-ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho

dia da mulher, comemorado neste dia 8 de Março, é uma data muito importante para a conscientização das mulheres sobre diversas questões, especialmente ligadas à saúde.

A osteoporose é uma doença silenciosa que afeta principalmente as mulheres, tornando os ossos mais frágeis e aumentando o risco de fraturas. Segundo o Ministério da Saúde, para cada homem com osteoporose, três mulheres apresentam a doença.

Por que as mulheres têm mais osteoporose?
De acordo com o neuro-ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho, a osteoporose é mais comum em mulheres devido a mudanças hormonais que ocorrem ao longo da vida.

“O estrogênio é um grande protetor da massa óssea, durante a menopausa, a queda rápida desse hormônio faz com que os ossos percam densidade mais rapidamente, isso torna as mulheres mais vulneráveis a fraturas, especialmente em regiões como quadril, coluna e punho”.

“Além da menopausa, outros fatores podem influenciar a perda óssea, como a deficiência de cálcio e vitamina D, histórico familiar da doença, gravidez e lactação, além do uso prolongado de medicamentos como corticoides e anticonvulsivantes”, explica Dr. Luiz Felipe.

5 dicas para prevenir a osteoporose?
1. Nutrientes: “O cálcio ajuda a manter a estrutura óssea forte, e a vitamina D na absorção desse mineral. Alimentos como leite, queijo, iogurte, além de peixes e folhas verdes, são boas fontes de cálcio, já a vitamina D pode ser obtida pela exposição ao sol e consumo de ovos e cogumelos”;

2. Atividades físicas: “Exercícios de impacto, como caminhada, corrida e musculação, ajudam a fortalecer os ossos, pois aumentando a massa muscular ajuda muito a manter e até aumentar a massa óssea, proporcionalmente”;

3. Evite vícios: “O consumo excessivo de álcool e o tabagismo aceleram a perda óssea e reduzem a absorção de cálcio, aumentando o risco de osteoporose.”

LEIA TAMBÉM  Ondas de calor entenda riscos e cuidados essenciais para a pessoa idosa

4. Exames preventivos: “A densitometria óssea é o exame mais indicado para diagnosticar a osteoporose precocemente, mulheres acima de 50 anos devem realizar esse exame regularmente”;

5. Mantenha um peso saudável: “Uma baixa massa muscular aumenta o risco de quedas e fraturas, por isso, manter um peso adequado e fortalecer os músculos com exercícios faz toda a diferença”, afirma o Dr. Luiz Felipe Carvalho.


Descubra mais sobre Ponto Real News

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Não deixe de curtir e seguir nossa página no Facebook e também no Instagram. Agora temos grupo de notícias no Whatsapp.
📢 Este conteúdo pode ser republicado desde que seja citada a fonte original com link: Ponto Real News. Respeite o jornalismo independente!
MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NEWS

Publicidade