sexta-feira, abril 4, 2025
InícioEntretenimentoCasa G20 tem sessões de cinema gratuitas com filmes que abordam questões...

Casa G20 tem sessões de cinema gratuitas com filmes que abordam questões socioambientais hoje, 11, e amanhã, 12

Mostra Time To Act + Academia Brasileira de Cinema apresenta curtas e longas-metragens seguidos de debates com personalidades como Ailton Krenak

Casa G20, que leva à Casa de Cultura Laura Alvim uma programação cultural completa, apresenta, nesta segunda, dia 11, e terça, 12, a Mostra Time To Act + Academia Brasileira de Cinema, com sessões gratuitas de curtas e longas-metragens sobre questões socioambientais. As exibições serão seguidas de debates com personalidades relacionadas aos filmes, como Ailton Krenak Murilo Sales, mediados pela jornalista Melina Dalboni. A mostra é uma parceria entre a Academia Brasileira de Cinema e a Time to Act, geradora de experiências imersivas que cria narrativas de impacto por meio de instalações, exposições de arte e engajamento empresarial. Os ingressos são gratuitos, mas precisam ser retirados na plataforma Sympla.

A Casa G20/Embaixada Cultural tem patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A realização é da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com apoio institucional da FUNARJ, da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade e da Subsecretaria de Relações Internacionais.

O curta de abertura da sessão das 14h desta segunda, 11, é “Caiçara” (2022), dirigido por Oskar Metsavaht e Victoria Visco Mendonça. O filme aborda a problemática da pesca predatória versus pesca artesanal através do conhecimento ancestral de um jovem pescador “caiçara”, parte dos habitantes tradicionais do litoral Sudeste e Sul do Brasil. E o filme principal será “Uma Baía” (2021), de Murilo Salles, com oito fábulas sobre os conflitos entre vida e história, entre a beleza da baía com o espanto de seus personagens no entorno da Baía de Guanabara.​ O debate após as exibições dos filmes será com  Oskar Metsavaht, Murilo Salles e Carlos Eduardo Young.

LEIA TAMBÉM  Em parceria, Muskinha e W Premium criam espaço infantil para sala VIP do aeroporto em Porto Alegre

Ainda nesta segunda, a sessão das 18h traz o curta “Ilha das Flores” (1989), de Jorge Furtado, que participa do debate pós-exibição junto com Pedro Kos, diretor do longa “O Efeito Casa Branca” (2024), que completa a programação do dia. O primeiro, através da jornada do tomate desde a plantação até o lixo, deixa clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos. O longa documenta a dramática origem da crise climática e mostra como uma batalha política no governo do presidente George H. W. Bush mudou o curso da história.

Na terça, 12, a Mostra Time To Act + Academia Brasileira de Cinema apresenta, na sessão de 14h, o curta “It All Starts With a Dream” (2022), de Luciana Brafman, com uma breve história do ativismo ambiental, e “Rio 40 Graus”, de Nelson Pereira dos Santos, que acompanha cinco garotos pretos e pobres que saem da favela onde vivem para vender amendoim pela cidade. Percorrendo os quatros cantos do Rio, eles vivem e presenciam casualidades e incidentes cariocas, verdadeiras desventuras urbanas que destrincham a realidade urbana carioca daquele período. Luciana Brafman, Carolina Bastos e Diogo Dahl participam do debate após a sessão.

No encerramento da mostra, na terça, às 18h, serão exibidos o curta “Seu Estilo Seu Impacto” (2024), de Luciana Brafman e Ricardo Carioba, e o longa “Ailton Krenak – O Sonho da Pedra” (2018), de Marco Altberg. O primeiro filme aborda os desafios da indústria da moda e apresenta personalidades e marcas que estão construindo um caminho mais sustentável neste mercado. Já o segundo traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena que, depois de estudar em São Paulo, foi atuante na defesa dos povos indígenas e é considerado embaixador das culturas originais brasileiras. O debate após a sessão vai contar com a participação de Ailton Krenak e Marco Altberg.

LEIA TAMBÉM  Países americanos elegem ministro do Suriname para chefiar a OEA

Em novembro, quando acontece um dos fóruns internacionais mais importantes da atualidade, a Casa de Cultura Laura Alvim será ocupada pela Casa G20, que valoriza a beleza e a história do Rio e diferentes tipos de arte brasileira, com programação que se estende até 15 de janeiro de 2025. Ainda este mês, além das sessões de cinema, o evento oferece ao público shows – Kléber Lucas, nesta segunda, dia 11, às 19h, e Letrux, dia 21 de novembro, no mesmo horário -, a exposição ‘Viver o Rio’, com curadoria de Ruy Castro e Heloisa Seixas e obras do pintor Leonel Brayner, e uma programação cultural em parceria com a Colômbia, com palestras, oficinas e debates, nos dias 25, 26 e 27.

O Projeto Embaixada Cultural G20 é 100% Carbono Neutro. As emissões do Projeto Embaixada Cultural G20 foram neutralizadas por meio dos créditos de carbono da Enel Trading, uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil.

Toda a pegada de carbono do projeto será compensada pela geração de energia limpa em usinas eólicas da Enel Green Power, braço de geração renovável do Grupo Enel. Os créditos de carbono são provenientes das usinas Enel Green Power Modelo I e Modelo II, certificadas no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para gerar créditos de carbono.


Descubra mais sobre Ponto Real News

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Não deixe de curtir e seguir nossa página no Facebook e também no Instagram. Agora temos grupo de notícias no Whatsapp.
📢 Este conteúdo pode ser republicado desde que seja citada a fonte original com link: Ponto Real News. Respeite o jornalismo independente!
MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NEWS

Publicidade