domingo, maio 25, 2025
InícioSaúdeCarnaval: O período pode piorar sintomas de bruxismo? Descubra

Carnaval: O período pode piorar sintomas de bruxismo? Descubra

Carnaval é uma das festas mais aguardadas do ano, cheia de música, dança e os tradicionais bloquinhos, o período também costuma trazer excessos que podem afetar a saúde de diferentes formas.

Para quem sofre de bruxismo, esses dias de folia podem ser um verdadeiro desafio devido a um combo de fatores.

O que é o bruxismo?
O bruxismo é uma condição que causa o ranger ou apertar involuntário dos dentes,  o que pode ocorrer tanto durante o sono quanto ao longo do dia e causar vários sintomas, como dores musculares, desgaste dentário, dores de cabeça e dificuldades para dormir.

Carnaval e os fatores de risco para o bruxismo
Durante o Carnaval, diversos fatores podem agravar os sintomas do bruxismo, o consumo excessivo de álcool e o tabagismo, por exemplo, são conhecidos por afetar o sistema nervoso, aumentando a tensão muscular e a atividade involuntária dos músculos da mandíbula, como explica a PhD em em odontologia e pesquisadora do CPAH, Dra. Andrea Melo.

“O álcool altera a qualidade do sono, fazendo com que o corpo fique mais tenso e favorecendo episódios de bruxismo, essa desregulação, que também ocorre por noites em claro ou alteração de ciclos do sono, são fatores de risco para o bruxismo “.

“O descanso é fundamental para o relaxamento muscular e a recuperação do organismo, pular noites de sono pode gerar mais tensão na região da mandíbula e aumentar a frequência dos episódios de bruxismo”, destaca a especialista.

Além disso, o próprio estresse da festa, seja pela movimentação intensa, pela pressão social ou pelo cansaço físico, pode intensificar o apertamento dental.

“O corpo reage ao estresse de diferentes formas, e uma delas é o aumento da tensão muscular. No caso do bruxismo, essa tensão se concentra na região da mandíbula”,
 explica a Dra. Andrea.

Como reduzir os impactos?
Para curtir o Carnaval sem agravar o bruxismo, é fundamental ter equilíbrio, destaca a Dra. Andrea Melo, criadora de um método exclusivo de tratamento da condição.

LEIA TAMBÉM  Tratamento com ondas magnéticas acelera recuperação de lesões ósseas

“A prevenção está no autocuidado, evite grandes oscilações na rua rotina de sono, durma bem, controle o consumo de álcool, fuja do cigarro, do estresse, beba muita água e faça exercício físico, caso note um aumento nos sintomas de bruxismo procure um especialista”, destaca.


Descubra mais sobre Ponto Real News

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Não deixe de curtir e seguir nossa página no Facebook e também no Instagram. Agora temos grupo de notícias no Whatsapp.
📢 Este conteúdo pode ser republicado desde que seja citada a fonte original com link: Ponto Real News. Respeite o jornalismo independente!
MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NEWS

Publicidade