O Carnaval, uma das festas mais aguardadas do ano, é um período marcado por muita música, alegria e as festas tradicionais. Durante as comemorações é comum o beijo na boca, algumas vezes com pessoas desconhecidas no meio da folia, mas o ato também pode trazer prejuízos à saúde.
De acordo com o especialista em Cardiologia e Clínica Medica, Dr. Vinicius Carlesso, o beijo pode ser um ato prazeroso e benéfico para a saúde, mas também envolve riscos, principalmente de transmissão de doenças, que merecem muita atenção.
“Durante o carnaval o clima de festa pode fazer as pessoas estarem menos atentas a alguns cuidados com a saúde e de ver o beijo como um potencial vetor de transmissão de algumas doenças”, ressalta.
– Benefícios do beijo na boca
Fortalecimento do sistema imunológico – O contato com novas bactérias pode estimular o organismo a produzir mais anticorpos;
Redução do estresse – Beijar libera hormônios como a oxitocina e a endorfina, que ajudam a reduzir o nível de estresse;
Perda de calorias – Um beijo intenso e demorado pode queimar cerca de 12 a 18 calorias, mas a quantidade de calorias perdidas depende do peso e da intensidade do beijo.
– Riscos do beijo na boca
Transmissão de vírus e bactérias – Doenças como mononucleose, herpes labial e gripe podem ser passadas pelo contato direto;
Cáries e doenças periodontais – Se a higiene bucal não estiver em dia, o beijo pode facilitar a transmissão de bactérias prejudiciais;
Exposição a ISTs – Algumas infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e HPV, podem ser passadas pelo beijo.
Dr. Vinicius Carlesso ressalta ainda que o beijo deve ser aproveitado com consciência e higiene para reduzir os riscos envolvidos no ato.
“Evitar beijar múltiplas pessoas sem critério, manter os cuidados básicos com a saúde bucal e os exames em dia são atitudes que ajudam a reduzir os riscos”, orienta o especialista.
Descubra mais sobre Ponto Real News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
