O longa-metragem “Zé”, dirigido por Rafael Conde, chega ao Canal Brasil no sábado, 14 de dezembro, às 22h. O filme é inspirado no livro “Zé – José Carlos Novais da Mata Machado, Uma Reportagem”, escrito pelo professor e jornalista Samarone Lima, e retrata a trajetória do jovem militante José Carlos da Mata Machado (1946-1973), líder do Movimento Estudantil Brasileiro, que lutou contra a ditadura militar no país. Em outubro de 1973, ele foi assassinado após sessões de tortura no DOI-Codi do Recife.
Zé, interpretado por Caio Horowicz no filme, era aluno de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Perseguido pelo regime, abandonou a vida que tinha em Belo Horizonte para viver no interior do Nordeste, onde trabalhou com alfabetização e conscientização política, vivendo de forma clandestina.
Zé (2023) (120′) – Inédito
Horário: Sábado, dia 14/12, às 22h
Direção: Rafael Conde
Classificação: 12 anos
Sinopse: Inspirado no livro de Samarone Lima, o filme de Rafael Conde apresenta a trajetória de Zé (Caio Horowicz), jovem que foi líder do Movimento Estudantil Brasileiro e participou de um grupo de resistência contra a ditadura militar no Brasil. Perseguido, ele escolhe a clandestinidade: deixa sua vida de classe média alta para viver com o povo, realizando o trabalho de alfabetização e conscientização política dos mais pobres.