No último mês de março, a CAIXA e o Governo Federal assinaram 105 contratos vinculados ao Compra Assistida no Rio Grande do Sul. A modalidade foi criada no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida Reconstrução para atender às vítimas das enchentes de 2024.
Destas 105 famílias, 89 foram beneficiadas com novos imóveis localizados no empreendimento Residencial Floratta, em Canoas (RS), cujas unidades foram ofertadas ao Programa por empresas do ramo da construção civil. A entrega de chaves aconteceu no último dia 27/03/2025.
As outras 16 famílias são de municípios da região do Vale do Taquari, as quais formalizaram a assinatura dos contratos no dia 20/03/2025, em Lajeado (RS). Os beneficiários são residentes nas cidades de Cruzeiro do Sul, Estrela, Lajeado, Venâncio Aires, Bom Retiro do Sul, Roca Sales, Arroio do Meio, Montenegro e Canoas.
O superintendente de Rede no Vale do Sinos, Marcos Tavaniello, destacou que a CAIXA esteve ao lado das famílias atingidas desde o primeiro momento da calamidade. “Com a entrega das chaves, o banco reforça o seu papel enquanto agente transformador de vidas, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, contribuindo não só para o recomeço das famílias beneficiadas, mas também para a reconstrução da região e do estado”, ressaltou.
A curto prazo, o Compra Assistida é a resposta imediata para quem perdeu a sua moradia de forma definitiva na enchente. Ele permite que as famílias atingidas escolham um novo lar, adquirindo imóveis novos ou usados, desde que estejam regulares e localizados em áreas urbanas não alagáveis.
A modalidade atende famílias das Faixas 1 e 2 do programa Minha Casa, Minha Vida, com renda de até R$ 4.700,00, que podem escolher um imóvel de até R$ 200 mil em qualquer município do Rio Grande do Sul, subsidiados com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Até o momento, 6.747 famílias foram habilitadas para o Minha Casa, Minha Vida Reconstrução – FAR, A lista completa está disponível na página da CAIXA.
Os recursos do Compra Assistida e das demais iniciativas do MCMV RS estão garantidos pelas Medidas Provisórias 1.233/2024 e 1.252/2024, assegurando a compra de imóveis e a reconstrução do estado.
De acordo com o Ministério das Cidades, na estratégia a médio prazo do Programa Minha Casa Minha Vida Reconstrução/RS, o foco é a construção de novas moradias para as famílias enquadradas nas Faixas 1 e 2. Essa construção se dará com os mesmos moldes e exigências do Minha Casa, Minha Vida convencional, garantindo conforto, durabilidade e qualidade para as famílias. Nesse sentido, já foram viabilizadas:
- 5.784 novas moradias em áreas urbanas (MCMV FAR);
- 463 casas em áreas rurais (MCMV Rural);
- 1.332 moradias para municípios com menor número de casas destruídas (MCMV- FNHIS): todas já contratadas em 36 municípios.
Descubra mais sobre Ponto Real News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
