A cidade de Montenegro (RS) ganhará 96 novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O contrato para a viabilização do Residencial Santa Rita, que conta com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), foi assinado nesta segunda-feira (24) no teatro municipal Roberto Atayde Cardona, no centro da cidade.
O investimento total é de R$ 19,2 milhões para construção do novo empreendimento, que será composto por apartamentos com áreas privativas de 61,42 m², distribuídos em dois quartos, banheiro, sala, varanda, cozinha e área de serviço.
O Residencial Santa Rita terá infraestrutura completa de pavimentação, drenagem, iluminação, energia elétrica, água e esgoto, e equipamentos de uso comum: centro comunitário, playground, espaço de convivência, sala do síndico, biblioteca e estacionamento, portaria e depósito para lixo, bicicletário.
Na ocasião, também foram entregues para três beneficiários do Minha Casa Minha Vida – Reconstrução as matrículas registradas de imóveis adquiridos através da modalidade Compra Assistida. “A entrega das matrículas para as famílias do programa Compra Assistida e o contrato de construção do Residencial Santa Rita, em Montenegro (RS), reforçam o compromisso da CAIXA e do Governo Federal na reconstrução do Rio Grande do Sul”, destaca o superintendente de Rede da CAIXA no Vale do Sinos, Marcos Tavaniello.
Deste a retomada do Minha Casa Minha Vida em fevereiro de 2023, a CAIXA soma 35 empreendimentos contratados pelo MCMV no Rio Grande do Sul, totalizando 5.784 novas unidades habitacionais a serem construídas em todo o estado.
Compra Assistida
A modalidade Compra Assistida foi criada exclusivamente para atender parcialmente a demanda habitacional decorrente da calamidade que aconteceu no Rio Grande do Sul. Os beneficiários podem selecionar imóveis disponíveis de até R$ 200 mil adquiridos pelo Governo Federal por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
Minha Casa Minha Vida:
O objetivo do Minha Casa Minha Vida (MCMV) é promover o direito à moradia a famílias residentes em áreas urbanas e rurais, sobretudo as de baixa e média renda, associado a um desenvolvimento urbano e econômico mais equilibrado e inclusivo.
Com a publicação da Lei nº 14.620 de 13 de julho de 2023, o Programa Minha Casa, Minha Vida evoluiu nos aspectos de qualidade dos empreendimentos, tais como melhor localização, garantindo proximidade ao comércio, equipamentos públicos e melhor acesso ao transporte público, além da ampliação da área útil das moradias, com previsão de varanda.
Uma inovação do programa é que alguns beneficiários estão isentos de prestação, ou seja, o imóvel é 100% custeado pelo MCMV. Tal benefício é voltado para famílias da Faixa 1, de imóveis subsidiados com recursos do FAR, FDS ou MCMV Rural que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou que sejam participantes do Bolsa Família.
Outras informações sobre o programa estão disponíveis no site da CAIXA.
Descubra mais sobre Ponto Real News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
