sexta-feira, abril 4, 2025
InícioCulturaFundo de Quintal leva música brasileira aos Estados Unidos

Fundo de Quintal leva música brasileira aos Estados Unidos

A turnê pelos Estados Unidos do tradicional grupo de samba Fundo de Quintal termina neste domingo (23) em Los Angeles. Referência histórica da música brasileira, o grupo, formado na década de 70, atraiu público por onde passou. As apresentações de Sereno, Ademir Batera, Márcio Alexandre, Junior Itaguay e Tiago Testa, começaram na sexta-feira (14) em Nova York, seguiram para Boston e depois Miami.

O grupo também fez shows na capital, Washington, e em Houston.

“Começamos lá em Nova York, o público foi simplesmente maravilhoso, e a gente realmente não esperava que fosse desse jeito. Foi muito emocionante. Em Washington, a galera não queria deixar a gente sair do palco. Foi muito bacana. Turnê maravilhosa, e o pessoal pedindo para o Fundo de Quintal voltar”, disse Ademir Batera, em áudio encaminhado a pedido da Agência Brasil.

Jovens estudantes

Além da turnê, no dia 17, os músicos tiveram um encontro cultural na Ronald W. Reagan/Doral Senior High School, em Doral, na Flórida, onde conversaram com estudantes bilíngues participantes do projeto Que Beleza Brasil!. A iniciativa busca fortalecer a integração das novas gerações com a cultura brasileira. O grupo teve oportunidade de compartilhar suas histórias e mostrar a importância do samba no Brasil e no cenário internacional.

“Foi uma troca de energia muito gostosa, a gente poder falar de samba, do surgimento do grupo Fundo de Quintal para os estudantes, uma troca de energia muito boa. Primeiro, a surpresa de nós, do grupo Fundo de Quintal, ao ver que há interesse da nova geração em saber como começou tudo. Segundo, é saber que, seja em qualquer canto do planeta, tem muita gente querendo saber do grupo Fundo de Quintal. Isso para a gente é surpreendente e prazeroso. A rapaziadinha estava muito a fim de saber como cada um teve o primeiro contato com a música. Eu, Sereno e Ademir respondemos, a pergunta foi muito boa e foi bom saber que estavam interessados nisso”, disse Junior Itaguaypor meio de áudio.

LEIA TAMBÉM  Como deve ser o hit do carnaval 2025? Especialista aponta tendências

Para Sereno, de 84 anos, um dos fundadores do Fundo de Quintal, a turnê representou um sentimento profundo.

“Isso aí é simplesmente maravilhoso. O Fundo de Quintal tem esse direito de fazer uma palestra com jovens que estão começando a vida e querem galgar algo de útil e dessa nossa cultura. Foi radiante, não tem elogio maior a se fazer”, afirmou Sereno.

Constatar o envolvimento do público nas composições que marcam a história do grupo como, Lucidez, A Amizade e O Show Tem Que Continuar, que atravessam gerações, foi um dos destaques da turnê para Tiago Testa. “Maravilhoso a gente ver o povo cantando o nosso samba, cantando nossas músicas, também tem muito brasileiro aqui nos Estados Unidos. Uma experiência nova, mais uma para o currículo, mais uma para a história, graças a Deus, e ao Fundo de Quintal”, disse Tiago Testa à Agência Brasil.

O músico contou o que representa para ele integrar esse tradicional grupo de samba.

“Ser do Fundo de Quintal é como se eu jogasse na seleção brasileira. É uma experiência maravilhosa. É o maior grupo do universo. Costumo dizer que estou sonhando ainda por estar aqui, responsabilidade imensa, é uma alegria, é tudo junto. Uma ansiedade, aquele friozinho na barriga. É maravilhoso!”, afirmou.

Ausência

Essa viagem não teve a presença de Bira Presidente, líder do bloco Cacique de Ramos, em cujas as rodas de samba surgiu o grupo, do qual é também um dos fundadores. O encerramento da turnê coincide com o aniversário de 88 anos de Bira, personagem importante na história do Fundo de Quintal. “Bira é um cara que no grupo faz falta. Infelizmente, a saúde o impediu de estar presente, mas Deus é pai e está de ronda”, completou, confiante na recuperação do amigo. Sereno também é fundador do Fundo de Quintal.

LEIA TAMBÉM  Latino lança música inédita "Lovezin Bandido" com Melody e Hitmaker

Perto de completar 50 anos, as rodas de samba do Fundo de Quintal, na sede do Cacique de Ramos, na zona norte do Rio, têm tradição de reunir desde o começo estrelas da música brasileira como Almir Guineto, Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho e Sombrinha.

O grupo é também reconhecido como inovador. Ubirany, também fundador, foi o criador do repique de mão, que é uma característica do Fundo de Quintal, levando outros grupos a usarem o instrumento. Além do repique de mão, o tantã e o banjo com cabo de cavaquinho, esse criado por Almir Guineto, outro fundador, são inovações do grupo, que, entre tantos prêmios, conquistou um Grammy Latino.

Fonte: Agência Brasil


Descubra mais sobre Ponto Real News

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Não deixe de curtir e seguir nossa página no Facebook e também no Instagram. Agora temos grupo de notícias no Whatsapp.
📢 Este conteúdo pode ser republicado desde que seja citada a fonte original com link: Ponto Real News. Respeite o jornalismo independente!
MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NEWS

Publicidade