sábado, abril 5, 2025
InícioPetsComo proteger os pets durante as celebrações de fim de ano

Como proteger os pets durante as celebrações de fim de ano

Especialista do Grupo Hospitalar Pet Support orienta tutores sobre segurança e bem-estar de cães e gatos nas festividades.

As festas de fim de ano são momentos de alegria e celebração, mas também podem trazer riscos para os pets. De enfeites natalinos a fogos de artifício, cães e gatos precisam de cuidados especiais para evitar acidentes e garantir seu bem-estar. Juliana Dhein, médica-veterinária do Grupo Hospitalar Pet Support, compartilha dicas essenciais para atravessar esse período festivo com segurança.

Cuidado com os enfeites de Natal

“A árvore de Natal e seus adornos podem ser muito atraentes para os pets, especialmente gatos, que adoram escalar. Bolas, fios e luzes podem causar cortes, corpo estranho,sufocamento ou choques elétricos se ingeridos ou manipulados”, alerta Juliana. A dica é fixar bem a árvore, evitar enfeites quebráveis ou que possam causar desconforto nos pets, como enfeites que se mexem, e manter cabos elétricos fora do alcance dos animais.

Outra dica em relação aos enfeites de Natal, é deixar o pet acompanhar a montagem da árvore enquanto come um brinquedo recheado, por exemplo. Assim, evita que tenha a surpresa e curiosidade de só ver a decoração depois de pronta.

Fogos de artifício: prepare seu pet

O barulho dos fogos de artifício é um dos principais causadores de estresse nos animais de estimação. “Alguns pets podem entrar em pânico, causando acidentes ou até fugas. Criar um ambiente seguro, como um cômodo tranquilo com música ou ruídos relaxantes, ajuda a acalmá-los”, explica a veterinária. Caso o animal apresente ansiedade intensa, a consulta com um veterinário pode ser necessária para avaliar a possibilidade de usar outros recursos, como por exemplo, medicamentos.

Mais dicas importantes

Alimentos proibidos: evite oferecer comidas típicas das festas aos pets, como chocolate, uvas, passas e alimentos temperados, que podem ser tóxicos. Não deve haver mudança na dieta e apenas alimentos próprios para pets devem ser ofertados.

LEIA TAMBÉM  Calor Extremo e os Animais: Como Proteger Nossos Bichos?

Identificação: com o aumento de visitas e movimentação, há maior risco de fugas. Garanta que seu pet tenha identificação com nome e telefone atualizados.

Supervisão constante: festas com muitas pessoas podem ser estressantes para os pets. Reserve um espaço tranquilo para que eles possam descansar.

“O segredo é planejar as celebrações pensando também no conforto e na segurança dos animais. Assim, toda a família pode aproveitar as festas sem preocupações”, conclui Juliana.

Para auxiliar nos cuidados com os pets, o Grupo Hospitalar Pet Support conta com unidades em Porto Alegre, Novo Hamburgo e Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul. Mais informações estão em www.petsupport.com.br.


Descubra mais sobre Ponto Real News

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Não deixe de curtir e seguir nossa página no Facebook e também no Instagram. Agora temos grupo de notícias no Whatsapp.
📢 Este conteúdo pode ser republicado desde que seja citada a fonte original com link: Ponto Real News. Respeite o jornalismo independente!
MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NEWS

Publicidade