terça-feira, outubro 21, 2025
InícioNotícias CorporativasProjeto de novo aeroporto internacional entra em pauta no NE

Projeto de novo aeroporto internacional entra em pauta no NE

O Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) anunciou, durante o Fórum Turismo e Investimentos | Brasil 360°, o projeto de construção do novo aeroporto internacional no Nordeste (NE), com perfil inédito. "Queremos apoiar um aeroporto que seja sustentável e inovador, não apenas um espaço para voos. Parte será automatizada por robôs. É algo novo para o mundo, não apenas para o Brasil", disse o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, que presta consultoria para o empreendimento.

Um dos candidatos a receber o investimento é a Paraíba. Presente ao evento, o governador João Azevedo afirmou que tem interesse em viabilizar a construção do projeto. "A Paraíba vai concorrer para ter esse terminal voltado para o turismo e pode oferecer boas condições econômicas e fiscais", disse ele, que apresentou no evento o Polo Turístico Cabo Branco, iniciativa com parques temáticos, roda-gigante e hotéis de grandes redes.

A construção de um novo aeroporto internacional acontece em um momento em que o Congresso Nacional discute um projeto que permite que empresas aéreas estrangeiras realizem transporte doméstico (cabotagem) no Nordeste. O Projeto de Lei nº 4.392, de 2023, já propõe alterar o Código Brasileiro de Aeronáutica a fim de permitir que empresas aéreas estrangeiras realizem transporte doméstico (cabotagem) em voos com origem ou destino na Amazônia Legal. Agora, uma das possibilidades em negociação é a extensão da área de abrangência proposta ao Nordeste."No Governo Federal, os estudos partem do pressuposto de que uma eventual aprovação destes projetos deve priorizar as regiões de menor conectividade, como a Amazônia Legal e o Nordeste. Se aprovada no Congresso, a cabotagem vai permitir a entrada de companhias internacionais para operar rotas específicas sem a contrapartida de abertura de mercado do outro país para o Brasil", disse recentemente o Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), através de nota.

LEIA TAMBÉM  UniFECAF lança pós em Inteligência Artificial aplicada a vendas

Na opinião de Marina Figueiredo, presidente executiva da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), uma das principais dificuldades do turismo nacional é a conectividade ruim entre cidades, resultado da soma de uma malha aérea limitada com a baixa cobertura de outros transportes modais por questões de infraestrutura. "A conexão logística e a mobilidade hoje são gargalos fundamentais para conseguir destravar o turismo, tirar a pressão de alguns lugares e abrir outros destinos", afirma a executiva da Braztoa.

"A expansão da malha aérea vai ampliar a oferta de voos, reduzir e facilitar a mobilidade dos visitantes, tanto brasileiros quanto estrangeiros, mais um estímulo fundamental para aumentarmos o fluxo internacional para o Nordeste. Projetos como o novo aeroporto internacional são estratégicos para atrair investimentos, impulsionar o turismo e descentralizar o desenvolvimento econômico", diz Marcos Jorge, CEO da RTSC. 

O projeto de mais investimentos em infraestrutura aeroportuária se seguem aos sucessivos recordes observados no turismo brasileiro. Segundo o governo federal, a movimentação de passageiros em voos nacionais atingiu a marca de 8,7 milhões de viajantes em agosto de 2025, o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica e, também, o marco de 12 meses de crescimento contínuo no setor doméstico.

O setor internacional também registrou a melhor movimentação para agosto, com 2,4 milhões de viajantes. No total, foram 11,2 milhões de passageiros nos aeroportos brasileiros, outro recorde para o mês. No mercado nacional, o fluxo cresceu 8,5% em relação a agosto de 2024, enquanto o crescimento do segmento internacional foi de 12,9%. Os números fazem parte da nova atualização do relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que traz os dados do setor desde janeiro de 2000.

LEIA TAMBÉM  Carlinhos Brown une cultura e sustentabilidade na Fenasan

Oscar Rueda García, diretor de Turismo Sustentável do CAF, em sua participação no fórum, ressaltou que a conectividade é um desafio ao turismo na América Latina. "Precisamos de conexões mais econômicas", afirmou.

O Fórum foi realizado no dia 16 de setembro, em São Paulo, pela RTSC — holding de investimentos com atuação nos setores financeiro, imobiliário e turístico — e a Qore Investimentos, em colaboração com a ONU Turismo.


Descubra mais sobre Ponto Real News

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Não deixe de curtir e seguir nossa página no Facebook e também no Instagram. Agora temos grupo de notícias no Whatsapp.
📢 Este conteúdo pode ser republicado desde que seja citada a fonte original com link: Ponto Real News. Respeite o jornalismo independente!
MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NEWS

Publicidade