segunda-feira, outubro 13, 2025
InícioAgronegócioCascudinho-da-soja ameaça safra no Centro-Oeste e Norte

Cascudinho-da-soja ameaça safra no Centro-Oeste e Norte

Besouro ataca raízes no solo e caule das plantas jovens, causando tombamento e perda na produção

O cascudinho-da-soja, nome popular do besouro Myochrous armatus, é uma das pragas que mais preocupam os agricultores às vésperas do plantio da safra 2025/2026, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o besouro ataca as raízes e hastes de plantas jovens, provocando tombamento, amarelecimento e até a morte das plântulas.

O problema começa ainda no solo. “Na fase larval, o cascudinho ataca as raízes das plantas jovens da soja e compromete seu desenvolvimento. Já na fase adulta, se alimenta da base do caule, das hastes e dos pecíolos, causando queda, amarelecimento ou até mesmo a morte das plantas jovens. Para piorar, tem comportamento diferente: ao suspeitar de perigos, ‘finge-se de morto’, o que dificulta seu manejo no campo”, explica Hudslon Huben, gerente sênior de efetividade e go to market da ORÍGEO, joint venture entre Bunge e UPL, especializada em soluções sustentáveis e gestão integrada para o Cerrado.

O cascudinho-da-soja costuma causar mais prejuízos entre setembro e dezembro, período que coincide com a fase inicial do plantio e o desenvolvimento das plantas jovens. Nessa época, as condições de temperatura e umidade favorecem a ação do inseto, que encontra no solo recém-preparado e nas plântulas recém-emergidas o ambiente ideal para se alimentar e se reproduzir. “É justamente nesse intervalo que o ataque simultâneo de larvas e adultos compromete o estande da lavoura e aumenta o risco de perdas na colheita”, destaca Leandro Valerim, gerente de inseticidas da UPL.

Para combater o besouro, a ORÍGEO recomenda o inseticida Feroce, desenvolvido pela UPL e comercializado pela empresa, como uma das soluções mais eficazes contra o cascudinho-da-soja. Sua formulação reúne duas das potentes moléculas contra insetos sugadores, associadas à exclusiva Blast Technology, própria da UPL, e garante proteção diferenciada em um dos momentos mais críticos do desenvolvimento da planta.

LEIA TAMBÉM  Novo episódio de ‘Rota Regenerativa’ mostra potencial da mamona na agricultura do futuro

Além do combate ao cascudinho, Feroce possui registro para mais de dez pragas que afetam o algodão, a batata, o milho, o tomate e a própria soja, reforçando sua eficácia.

Sobre a ORÍGEO  

Fundada em 2022, ORÍGEO é uma joint venture de Bunge e UPL e está comprometida com o produtor e o seu legado na terra, oferecendo um conjunto de soluções sustentáveis e técnicas de gestão – antes e depois da porteira. A empresa fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores de Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, valendo-se do conhecimento de equipes técnicas altamente qualificadas, com foco em aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Para mais informações, acesse origeo.com.


Descubra mais sobre Ponto Real News

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Não deixe de curtir e seguir nossa página no Facebook e também no Instagram. Agora temos grupo de notícias no Whatsapp.
📢 Este conteúdo pode ser republicado desde que seja citada a fonte original com link: Ponto Real News. Respeite o jornalismo independente!
MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NEWS

Publicidade