A segunda etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 chegou ao fim no dia 26 de junho, quando Anastácio (MS) foi o palco do maior campeonato de avaliações de carcaça de bovinos do mundo, que comprova a qualidade dos animais Nelore. No total, 667 animais de 12 pecuaristas participantes com 15 lotes de seis municípios do estado foram analisados.
A etapa foi uma parceria entre a Associação Sul-mato-grossense de Criadores Nelore (ASCN) e a Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e da Friboi (que sediou os abates).
“Anastácio marcou positivamente mais uma etapa de qualidade para o Circuito. Estamos satisfeitos com o resultado. Foram 392 machos e 275 fêmeas avaliados, demonstrando excelência dos pecuaristas locais com a raça Nelore”, destaca Victor Paulo Silva Miranda, presidente ACNB.
Entre os machos, dos quais 320 não eram castrados, 77% possuía até dois dentes incisivos permanentes (menos de 2 anos de idade) e 56% possuía cobertura de gordura mediana, com peso médio de 20 arrobas.
Já em relação às fêmeas, 63% dos animais possuíam até dois dentes incisivos permanentes e 91% possuía cobertura de gordura mediana ou uniforme. Houve peso médio de 15 arrobas.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
A Medalha de Ouro ficou com Nicole Perondi, da Fazenda Andressa (Ribas do Prado/MS). A Medalha de Prata foi entregue a Avelino José Baldasso, da Fazenda BP Brasil (Porto Murtinho/MS). Já a Medalha de Bronze foi conquistada por Edgard Augusto de Campos Nunes, da Fazenda Fantasia (Corumbá/MS).
“Participar do Circuito Nelore de Qualidade gratifica nossa dedicação com a qualidade de nosso gado. Estamos pelo segundo ano consecutivo no pódio da etapa de Anastácio e, além de uma alegria imensa, mostra que estamos no caminho certo, criando o Nelore que o mundo quer e que a pecuária necessita”, conta Rafael Baldasso, neto do vencedor da Medalha de Prata do Melhor Lote de Carcaças de Machos, Avelino José Baldasso.
Para Edgard Augusto de Campos Nunes, que recebeu a Medalha de Bronze, estar entre os vencedores é de uma satisfação sem tamanho. “Recebo essa condecoração com alegria, enaltecendo nosso trabalho com a raça nelore. O reconhecimento nos dá estímulos para seguir melhorando dia após dia.”
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
A Medalha de Ouro ficou com Wilson Sanches Gallo, da Fazenda Santa Maria (Nioaque/MS). A Medalha de Prata foi destinada a Thiago Sanches Pippa, da Fazenda Santa Maria (Nioaque/MS). Já a Medalha de Bronze premiou Beatriz Sanches Pippa, da Fazenda Santa Maria (Nioaque/MS).
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 71 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
Descubra mais sobre Ponto Real News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
