O Governo Federal autorizou nesta quinta-feira (15) a contratação de 2.713 novas moradias por meio do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Com isso, mais de 10 mil pessoas de 16 estados brasileiros vão realizar o sonho da casa própria.
As novas unidades habitacionais estão divididas entre as modalidades Rural, Entidades e FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). A ação faz parte do esforço do governo em ampliar o acesso à moradia digna, com projetos adaptados à realidade de cada comunidade.
Moradias rurais personalizadas para quem vive no campo
Apenas na modalidade rural, foram autorizadas 1.137 novas unidades, destinadas a agricultores familiares e trabalhadores rurais. O diferencial está na personalização dos projetos arquitetônicos, que são adequados às necessidades locais.
Bahia lidera o número de moradias no Nordeste
O Nordeste recebeu 467 unidades. A Bahia foi o estado mais beneficiado, com 191 casas distribuídas nos municípios de Caetité, Cocos, Contendas do Sincorá, Coribe, Filadélfia e Riacho de Santana.
Outros estados nordestinos também receberam unidades, como o Maranhão (Bacabal), Pernambuco (São Bento do Una), Piauí (Brasileira), Rio Grande do Norte (São Miguel do Gostoso) e Sergipe (Boquim e Riachuelo).
Região Norte recebe 300 novas moradias
No Norte, seis municípios foram contemplados com 50 casas cada: Anori, Coari e Manacapuru (AM), Santa Luzia do Pará e São Sebastião da Boa Vista (PA), e Bujari (AC).
Sudeste e Centro-Oeste também avançam
O Sudeste contará com 237 novas moradias, com destaque para Minas Gerais. Já o Centro-Oeste recebeu 18 unidades para Leopoldo de Bulhões, em Goiás.
Região Sul é contemplada com casas urbanas e via entidades
Na modalidade FAR, o Rio Grande do Sul receberá 860 unidades distribuídas em três empreendimentos habitacionais: Novo Cruzeiro 1, Morada do Taquari e Moradas Ianduí. Além disso, cidades do Paraná e Santa Catarina também foram incluídas.
Modalidade Entidades amplia acesso à moradia urbana
A modalidade Entidades, voltada para famílias de baixa renda organizadas por instituições sem fins lucrativos, autorizou a contratação de 716 novas unidades. Destaque para os municípios baianos de Alagoinhas, Feira de Santana, Jaguaquara e Pintadas, além de São João do Cariri (PB) e duas cidades paranaenses: Rio Bom e Perobal.
Investimento contínuo para garantir moradia digna
Desde 2023, o programa Minha Casa, Minha Vida já autorizou milhares de unidades em todas as regiões do Brasil. Com foco na inclusão, o programa reafirma o compromisso de transformar a vida de famílias que mais precisam, garantindo segurança, dignidade e acesso a uma moradia de qualidade.
Descubra mais sobre Ponto Real News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
