quarta-feira, outubro 29, 2025
InícioNotícias CorporativasCGTN: Como a China injeta estabilidade e novo ímpeto no desenvolvimento da...

CGTN: Como a China injeta estabilidade e novo ímpeto no desenvolvimento da Ásia-Pacífico

Antes da 32ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC, a ser realizada em Gyeongju, na Coreia do Sul, de 31 de outubro a 1º de novembro, a CGTN publicou um artigo destacando como a China injetou continuamente estabilidade e novo impulso no desenvolvimento da região Ásia-Pacífico ao longo dos anos.

PEQUIM, Oct. 29, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Poucos dias após a conclusão da quarta sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) em Pequim, o presidente chinês Xi Jinping fará sua primeira viagem ao exterior desde o plenário do PCC — para participar da 32ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC e fazer uma visita de EstadoàCoreia do Sul de 30 de outubro a 1º de novembro.

Como a sessão reafirmou a visão de longo prazo da China e o seu compromisso constante de compartilhar oportunidades de crescimento com o mundo, observadores estão olhando de perto como a liderança da China injetará nova energia para o desenvolvimento da Ásia-Pacífico e ajudará a guiar a região diante do aumento dos desafios geopolíticos e econômicos.

“Nunca houve um momento mais vital para a APEC”, disse Eduardo Pedrosa, diretor-executivo da Secretaria da APEC, em entrevista recente. Ele expressou sua expectativa com a participação do presidente Xi, enfatizando que a China tem sido um forte apoiador e contribuinte da APEC.

Abertura e conectividade para cooperação ganha-ganha

Na costa do Pacífico do Peru, o Porto de Chancay — o primeiro porto inteligente e verde da América do Sul — celebrará em breve seu primeiro aniversário de operação. Descrito como uma “Nova Trilha Inca”, o projeto criou novas rotas comerciais entre a América Latina e a Ásia, servindo como um exemplo claro de abertura e conectividade na Ásia-Pacífico.

LEIA TAMBÉM  Consórcio exige planejamento e atenção às promessas

Quando o presidente Xi participou da 31ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC em Lima em 2024, ele assistiuàabertura do porto via link de vídeo. Ele pediu a plena utilização do papel da APEC como uma “incubadora de regras econômicas e comerciais globais”, promovendo a integração e a conectividade regionais e removendo barreiras ao livre fluxo de comércio, investimento, tecnologia e serviços.

Durante décadas, a China tem sido uma força positiva para a abertura na Ásia-Pacífico. Nos três primeiros trimestres de 2025, o comércio da China com outras economias da APEC aumentou 2% em relação ao ano anterior, atingindo 19,41 trilhões de yuans (US $2,73 trilhões), ou 57,8% do seu comércio total. O crescimento contínuo de produtos que vão de têxteis a eletrônicos e autopeças reflete as fortes oportunidades compartilhadas pela região.

As ações da China refletem sua postura consistente contra o protecionismo e o unilateralismo. Desde a implementação de alta qualidade da Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP) até as etapas proativas para a adesão ao CPTPP e ao Acordo de Parceria de Economia Digital (DEPA), Pequim tem contribuído com a força chinesa para a construção de uma economia aberta da Ásia-Pacífico.

Impulsoàinovação para compartilhamento de oportunidades de desenvolvimento

Na Reunião de CEOs da APEC de 2023, o presidente Xi pediu às economias regionais que “aproveitem as oportunidades da nova revolução tecnológica” e trabalhem juntas para promover a transformação digital, inteligente e verde. Ele enfatizou a importância do fortalecimento da cooperação científica e tecnológica e da criação de um ambiente aberto e justo, e não discriminatório contra a inovação.

Essa visão está ganhando terreno em toda a região. Na 22ª Expo China-ASEAN, foram assinados 62 projetos envolvendo nova energia, inteligência artificial e materiais avançados — muitos focados em P&D conjunto, e não apenas no comércio. No Chile, os ônibus elétricos de dois andares fabricados na China tiveram um papel fundamental no transporte de pessoas durante os 19º Jogos Pan-Americanos em Santiago, fornecendo energia limpa para um evento esportivo continental e demonstrando as tecnologias sustentáveis da China em escala global.

LEIA TAMBÉM  Artista brasileira expõe obra no Louvre após uma década longe da pintura

Herman Tiu Laurel, presidente do Asian Century Philippines Strategic Studies Institute, um think tank com sede em Manila, observou que a inovação de alta tecnologia e a transição verde da China abrem novas fronteiras para as cadeias de suprimentos e criam novas oportunidades para as economias da Ásia-Pacífico.

Promoção do crescimento inclusivo para a prosperidade compartilhada

No final de setembro, um centro de demonstração de arroz Juncao e de terras altas apoiado pela China foi aberto em Goroka, capital da Província das Terras Altas Orientais da Papua Nova Guiné. O projeto, uma nova conquista na colaboração China-Papua Nova Guiné na redução da pobreza, está ajudando as comunidades locais a aumentar a segurança alimentar e a criar meios de subsistência sustentáveis. Ele fornece um vislumbre de como a abordagem de desenvolvimento da China está mudando vidas em toda a Ásia-Pacífico.

O presidente Xi reafirmou que o desenvolvimento comum continua sendo o principal objetivo da cooperação Ásia-Pacífico. Seguindo essa visão, a China tem agido ativamente, em vez de apenas promover a ideia.

Desde o avanço de iniciativas dentro da APEC para aumentar a renda das famílias e promover o crescimento baseado em clusters entre pequenas e médias empresas, até o convite aos parceiros da Ásia-Pacífico para se juntaremàGlobal Development Initiative (GDI), a China tem consistentemente fortalecido a colaboração na redução da pobreza, segurança alimentar, industrialização e financiamento do desenvolvimento com as economias regionais para manter um ímpeto constante na busca da prosperidade compartilhada da região.

https://news.cgtn.com/news/2025-10-28/How-China-injects-stability-fresh-momentum-into-Asia-Pacific-growth-1HPVyFCnl9S/p.html


Contato: CGTN
Email: [email protected]

Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9564533)


Descubra mais sobre Ponto Real News

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Não deixe de curtir e seguir nossa página no Facebook e também no Instagram. Agora temos grupo de notícias no Whatsapp.
📢 Este conteúdo pode ser republicado desde que seja citada a fonte original com link: Ponto Real News. Respeite o jornalismo independente!
MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NEWS

Publicidade